Spike vai voltar?
por Shawna Malcom
Maio 2004No episódio final de Angel, que irá ao ar na próxima semana, Spike se pergunta como deve passar seu provável último dia de sua não-vida e acaba optando por declamar poesia num bar de quinta. Para seu intérprete, James Marsters, tocar música ao vivo seria a escolha mais provável numa lista de coisas para se fazer. O ator, nascido na Califórnia, brilha como líder de sua banda de rock, o Ghost of the Robot. Na última noite de trabalho em Angel, ele nos mostrou duas novas músicas em seu trailer. "Eu acho que esta é a melhor canção que escrevi até hoje", disse ele, orgulhoso, sobre uma balada acústica. Em breve, James vai embarcar para uma turnê européia com a banda — mas não fiquem aborrecidos, fãs de Spike: ao contrário do astro David Boreanaz, ele ainda não está pronto para estaquear seu papel.
TV Guide Online: Como é filmar o último dia de uma série?
James Marsters: Bom. Televisão é freqüentemente um exercício da frustração, porque tempo e dinheiro forçam você trabalhar mais rápido e fazer mais concessões do que gostaria. Você vai para seu trailer e esmurra as paredes com freqüência. Há alguns amassões aqui, apesar de que no meu trailer em Buffy era ainda pior. Mas acho que todas as frustrações meio que desapareceram nos últimos dias e ficamos apenas como o fato de que existem muitas pessoas de talento trabahando aqui e alguns roteiros muito bons para se trabalhar em cima. Tem sido um bom trabalho.
TVGO: Esta é a segunda série a qual você disse adeus em um ano. Não é estranho?
Marsters: É, mas estou acostumado com despedidas. Venho do teatro onde éramos acostumados às coisas serem maravilhosas ou horríveis e então, inevitavelmente, acabarem. Você chega a um ponto que se habitua com isto. Eu meio que gosto quando tudo passa e o espaço está vazio novamente.
TVGO: Qual foi mais fácil — o fim de Buffy ou Angel?
Marsters: Este está sendo mais fácil, menos intenso. Não fiquei aqui tanto tempo. Só tenho a sensação de que é o final de uma jornada realmente muito boa e possivelmente não o fim. Há conversas sobre outras coisas acontecendo.
TVGO: Então você está disponível para interpretar Spike novamente?
Marsters: Adoraria voltar ao personagem. Eu espero começar a interpretar mais seres humanos, quero fazer um médico ou alguém que nunca pegou fogo, que nunca foi esfaqueado, seria legal. Mas seria muito legal retornar e bancar o valentão novamente. Mas realmente acho que o tempo está passando. Spike é um vampiro, ele não pode envelhecer! Então acho que há uma moratória de mais ou menos 5 anos; não quero que o Joss tenha que inventar alguma coisa como "Oh, se você não bebe sangue humano, você envelhece sim."
TVGO: Com que freqüência você tinha que oxigenar seus cabelos? Aposto que estava ansioso para deixar a água oxigenada de lado por uns tempos.
Marsters: Oh, sim. Eu oxigenava para cada episódio. Para testes, com este cabelo, só era chamado para viciados em droga e astros de rock e estou cansado disto. Será legal se parecer comigo mesmo novamente. A imagem que tenho de mim mesmo é com cabelo castanho. Será legal vê-la no espelho novamente.
TVGO: Notei que você tem uma embalagem vazia do chocolate Save Angel jogada por aí.
Marsters: É, eu comi o chocolate!
TVGO: O que você acha da revolta dos fãs por causa do cancelamento?
Marsters: Foi realmente muito bom. Sempre brinquei que passei tanto tempo fazendo a série que fico surpreso em descobrir que as pessoas assistem a ela, mas isto é real. A coisa que eu amo em teatro é a interação entre o público e o ator. Sinto falta disto. Este rebuliço se parece um pouco com a resposta no teatro. E não foi um esforço desperdiçado. Se não salvou a série, significa que qualquer projeto que se origine deste universo atrairá mais atenção. Se houver um filme, ele pode ganhar um orçamento maior.
TVGO: Você está satisfeito com a maneira como a série acabou?
Marsters: Sim, com certeza. Este seria o final da temporada, antes do cancelamento. Seria um grande gancho para a próxima temporada. Agora, está funcionando como o final da série. Não tem os grandes efeitos por computador que Buffy teve, porque, honestamente, Buffy tinha um orçamento muito maior. Mas é uma boa jornada e tematicamente, é gratificante. Heróis no mundo de Joss tropeçam e cometem erros, mas continuam tentando.
TVGO: Esta e uma boa mensagem para se passar.
Marsters: É, man. Nós vamos ter um bom final para a temporada. Deixe que cancelem a serie! Mas vamos ser tão bons que vocês secretamente em seus corações irão se arrepender! [risada] Mas, ei, man, sem mágoas com a WB. Sério. Eles pagaram pelo meu carro, sabe?
[TV Guide Online]